C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

terça-feira, setembro 11, 2007

integração é...

Ocorre que hoje num momento do dia tive uma “branca”. Faltava qualquer coisa “tcham” para dar brilho ao que estava a fazer e lembrei-me de Confúcio e dos seus Analectos que tenho cá em casa num livrinho… Andei por aqui a espreitar o dito mas não me resolve o problema… No entanto, fez-me lembrar que noutro momento do meu dia estava “enroscada” em história oriental… China… Japão… Índia… Etc… E pensando porque é que ainda hoje a tradição da cultura grega influência tanto os dogmas e crenças ocidentais no que diz respeito às ciências médicas, por exemplo…

Confúcio (551 a.C. - 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tze. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Os Analectos são compostos por 22 Capítulos, aparentemente sem conexão sequencial, nos quais são abordadas as virtudes, ensinamentos morais, qualificações como a “benevolência”, que ele considerava a qualidade mais importante que um homem pode ter. Um ponto central dos ensinamentos de Confúcio é que ser moral não tem nada a ver com interesses próprios; a moralidade é algo a ser perseguida por ela mesma e este parecer ser a mensagem fundamental de Confúcio. Além da benevolência outras virtudes são
sabedoria ou inteligência (chih) e a coragem (yung). A coragem, para ser uma virtude, precisa estar a serviço da moralidade. A reverência (ching) não é estabelecida em função do medo, mas oriunda da consciência da responsabilidade em promover o bem-estar do povo. Como político Confúcio adotava um certo paternalismo. As qualidades morais só se completariam mediante o exemplo e a participação no Governo, cuja proposta básica é o bem-estar do povo.

4 comentários

At 9/12/2007 8:54 da manhã, Blogger 125_azul disse que disse...

É isso, estou a precisar de muita benevolência...
Beijinhos para dia feliz

 
At 9/12/2007 10:13 da manhã, Blogger neva disse que disse...

as coisas q tu sabes miga

 
At 9/13/2007 12:10 da tarde, Blogger Luna disse que disse...

No fundo se seguirmos as transmissões de valores, cultivarmos a paciência, estamos a seguir um pouco da sabedoria de todos os tempos
beijos

 
At 9/13/2007 8:43 da tarde, Blogger NoZ disse que disse...

Prá festa lá no Grémio C_mim?

 

Enviar um comentário

<< Home