C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

terça-feira, setembro 04, 2007

caos...

Do Greco. Kháos; s. m.,
confusão de todos os elementos, antes de se formar o mundo; grande desordem; babel; balbúrdia.

Apesar de não perceber muito de física sempre senti curiosidade por perceber algumas coisas sobre o assunto… E actualmente a física moderna está implicada em várias áreas da tecnologia que nos permitem dar por dado adquirido coisas que há bem poucos anos não existiam… Por isso creio que se deve desmistificar a física e tentar perceber mesmo na perspectiva de leigos…

Em tempo vi alguns desenhos como o que ilustra este post e pensei que seria resultado de um trabalho computacional todo objectivo e certinho. Depois li numa legenda que era o resultado da Teoria do Caos?!... E simpatizei com a ideia… Como é que o caos pode gerar coisas tão belas, complexas, encaixadinhas e organizadas… Li um pouco sobre o assunto e de vez em quando procuro imagens que ilustrem o caos… São belas e complexas! Para as entendermos como leigos temos de perder algum tempo a olhar para elas...

Hoje este post é sobre o caos… Porque no caos existe organização… Porque o caos desorganiza a nossa vida, mas de facto existe sempre uma ordem para o que nos acontece mesmo quando não percebemos qual no imediato… Mesmo quando achamos que está tudo fora do seu sentido… As coisas, as pessoas, o tempo, os sítios… Mas como diz o significado que vinha no dicionário “confusão de todos os elementos, antes de se formar o mundo”. Ou num universo bem mais pequeno e particular confusão de todos os elementos que giram em torno de nós e nos tiram do nosso eixo sem que nos apercebamos… É uma espécie de efeito borboleta humano. É a teoria do caos em todo o seu esplendor a compor uma imagem… Complexas... Talvez ou não belas...

Este post não tem a haver com o meu novo projecto profissional… Mas sozinha naquele gabinete a dar voltas ao miolo com um PC para encontrar soluções de vez em quando o pensamento desliza para outros sítios… Para outras ideias e teorias...

O meu novo projecto profissional é muito interessante e à medida que vou pensando e vendo a “coisa” tomar forma gosto de acreditar que por detrás de um qualquer arco-iris o céu é azul e se pequenos pássaros podem voar despreocupados lá porque é que eu não posso??? Porquê?... Porquê?... Porquê?...

Para saber mais sobre a teoria do caos clicar aqui.

8 comentários

At 9/05/2007 8:31 da manhã, Blogger 125_azul disse que disse...

Porque é do caos que nasce a luz. Quase sempre, suponho. Porque não descobrirão, muito rapidamente, o quão maravilhosa pode ser uma pessoa que hoje está só um pouquinho triste porque a vida foi cruel?
Tenho esperança, muita.
Beijinhos

 
At 9/05/2007 10:40 da manhã, Blogger Ck in UK disse que disse...

do caos nasce a ordem.
Oh jovem, diz-me la o teu aniversario e dia 21 by any chance? avisa la q e pra gente dar parabens blogosfericos

 
At 9/05/2007 11:02 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

Azulinha: obrigada por estar sempre presente nestes 2 últimos anos...

CK: Gaja do nuerte carago ide ber este link (http://lx2005.blogspot.com/2006/09/35-anos-de-navegao-sem-cabotagem.html ). Inda o ano passado lá deixas.te um comentário, carago e agora já num te alembras, carago!!!

Bê mas éi se tás cá nesse dia ài note para bires jantar com a agente, carago!!! Ai, carago, não... Carago... jinhos

 
At 9/05/2007 2:35 da tarde, Blogger Morgenita disse que disse...

É da entropia, pariga, da entropia...

Também gosto muito de fractals e nem imaginava o que estava por trás...

Bjocas

 
At 9/06/2007 2:52 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

Não é pra ninguém saber que o dia é 17 de setembro? Pronto, fui indiscreta mas...por um bom motivo!
E 17 é o numero da estrela, do sonho, da luz!
Parece que foi Nietzsche? (êta nome difícil!) que disse algo assim: é preciso ter um caos dentro de sí, para dar á luz uma estrela cintilante!
veja só, agüenta o caos que a estrela brilha no 17! bj.

 
At 9/06/2007 4:11 da tarde, Blogger calamity jane disse que disse...

eu caótica agradeço-te por este post. :-)
bj

 
At 9/07/2007 8:37 da tarde, Blogger chiqui disse que disse...

Eu tenho um grande amigo que e matematico.
Uma tarde "dessas" de universidade,sem nada para fazer, cabeca ja um pouco cheia(??)divertim-nos com fractais. Muando a formula do fractal e depois observando o que acontecia com a imagem. Ainda hoje a tenho numa moldura ;))

bjos

 
At 9/08/2007 10:27 da manhã, Blogger Luna disse que disse...

“mesmo no caos a ordem impera”
Porque? Porque?
Não sei mas a nossa vida é governada por leis , a dos homens e as da natureza, e conforme o nosso estado evolutivo estamos sujeitos a elas, talvez isso explique a nossa luta diária pela sobrevivência, diferente em cada ser
beijos

 

Enviar um comentário

<< Home