C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quinta-feira, julho 05, 2007

“Uma secretária é um sítio perigoso para observar o mundo”
John Le Carré - escritor britânico

Esta frase pertence a um escritor que já trabalhou com serviços secretos de informação.

Mas, para mim, o segredo encerrado nessa frase nada tem haver com literatura ou espionagem.

Num dos meus ramos profissionais – marketing - é o “máximo” ter uma secretária pipi, um computador XPTO e o telemóvel da última geração… Supé, mesmo!!

E eu sempre achei interessante o trabalho de secretária enquanto forma de criar estratégias, definir planos e através da comunicação rápida e eficiente gerir ou tomar decisões rapidamente.

Mas em marketing viver atrás da secretária, julgando que daí pode gerir tudo, não só é um erro como uma verdadeira palermice…

Depois de alguns anos de trabalho eu sei que sou uma operacional. Eu gosto de andar no terreno! Nunca percebi como os meus colegas ficavam “excitados” a controlar o negócio pelo e-mail, telefone, com apresentações dinâmicas em powerpoint, tabelas cheias de números ou em reuniões improdutivas mal organizadas e dinamizadas…Eu sei… faz parte da actividade… Mas, para mim, não é o gozo da actividade.

O gozo é pensar no produto , como a "coisinha" deve ser concebida, onde vai ficar para ser vendida, quem são os concorrentes, como trabalham, como interagem com o mercado, como os sistemas de informação têm de dar resposta, como o preço é uma série de variáveis numa só e se a comunicação está mesmo… Mesmo… Perfeita… Ou seja, gosto de andar no terreno a ver, dialogar e encontrar soluções.

Muitas vezes vou passear para um hipermercado ou centro comercial para saber quais as novidades… a todos os níveis do mix de todos os mix que existem… Seja de produto, serviço, distribuição ou comunicação… E aos meus alunos de marketing – quando os tenho - digo sempre que o hipermercado é um excelente sítio para similar tudo aquilo que vem nosso livros… Porque está lá tudo escrito nas prateleiras/lineares.

Da minha experiência já tive a lição que na secretária não resolvo os problemas chave… Já vi uma caixa linda de morrer acabar num canto porque ninguém se lembrou de ir medir a altura entre as prateleiras… De uma campanha ser interrompida porque se estava a corromper a cor da marca… De nada avançar porque alguém continuava sentado na secretária à espera que o problema se resolve-se sozinho pelo computador. E principalmente vi relações entre colegas agudizarem-se porque o diálogo é mau… porque a minha secretária é melhor que a tua… Ou pior… A secretária de vizinha é melhor que a minha…

De facto, e em marketing, uma secretária é um local perigoso para se observar o mundo.

5 comentários

At 7/06/2007 10:21 da manhã, Blogger neva disse que disse...

estou contigo vamos todos fazer como o John Nash no filme e deitar a secretaria pela janela :)

 
At 7/06/2007 10:58 da manhã, Blogger Morgenita disse que disse...

Acho que, em quase todos (se não em todos, mesmo) os campos é sempre perigoso afastar-nos da realidade sobre a qual estamos a trabalhar.
É sem dúvida mais fácil, mas arriscamo-nos a perder de vista o objectivo.
Eu sou suspeita porque adoro vadiar, mas nada me dá mais gozo do que sair à rua e ir por ai, absorver o mundo inteiro, observar as pessoas, as dinamicas, as conversas (cusquice?)...
Para já, caçar o jantar implica estar presa à secretária, mas o mundo dá voltas e voltas...

 
At 7/06/2007 1:17 da tarde, Blogger Mónica Lice disse que disse...

Passei aqui para te deixar um beijinho!

 
At 7/06/2007 3:45 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

Que giro!
Nunca tinha pensado nisso.
Você é incrível. Qualquer coisa lhe serve para pôr em campo a sua imaginação.

Beijocas.

 
At 7/06/2007 6:10 da tarde, Blogger Van Dog disse que disse...

Já ouvi chamarem ao marketing de secretária "marketing de aviário"...

 

Enviar um comentário

<< Home