C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

sábado, outubro 14, 2006

Solidariedade ruiva…


Então é assim… Esta história começa num domingo que fui à praia das avencas e quando cheguei a casa percebi que tinha bolhinhas de água nos ombros… muitas… Apanhei um susto e fui ao meu Centro de Saúde, marquei consulta e fui atendida por uma médica muito simpática… Expliquei o problema, ela observou as bolhinhas e depois sentou-se e conclui-o: “…pois, a menina tem a pele clarinha, muitos sinais e é ligeiramente ruiva…” RUIVA?!?!?!?!?!!? – Pensei eu

Contei essa história à 125_azul e desde então tenho a fama de ser “ligeiramente ruiva”…

Depois, também, com a 125_azul, foi necessário criar um imagem que a representa-se nos blogs e escolhemos a arara azul – espécie em extinção –, há alguns dias baptizamos o Rei da arara de AraraJuba – outra espécie em vias de extinção e que deveria ser apadrinhada pelo SCP.

E destes caminhos cruzados nasce o post de hoje….

Tenho profundo respeito pela natureza e estou certa que a nossa espécie não é a mais perfeita nem a mais sábia. Começo mesmo a acreditar que fomos um erro da engenharia genética das forças que criaram a terra e que muitos chamam de Deus. Quando pegamos numa, flor, folha ou pedra e tentamos ir até ao tipo de átomos que as compõem só podemos reconhecer que existe algo muito maior que nós. Quando estudamos ecossistemas e analisamos os problemas da biodiversidade percebemos que todo o planeta ao longo de milhares de anos foi um projecto harmonioso. E fomos nós, homo sapiens sapiens, que fomos quebrando essa harmonia.

Por isso hoje é a minha vez de apadrinhar uma espécie em extinção e como sou "ligeiramente ruiva" escolhi outro ruivo, o orangotango. Este animal originário da Malásia e Indonésia está ameaçado de extinção por destruição do habitat. Os estudos realizados nos últimos 50 anos apontam que, tal como os humanos, os primatas desenvolvem sociedades, culturas e até ferramentas.

Aproveito também este post para lançar um desafio a todos que aqui passam e possuem blogs: apadrinhem um animal em perigo e dêem-no a conhecer à comunidade. Nos links que se seguem têm acesso a listagens e informação de animais em vias de extinção ou ameaçados: livro vermelho dos animais em perigo aqui, na wikipédia pricurando por "animais ameaçados" aqui e aqui .

Para ser padrinho de um bichinho em vias de extinção basta escolher um animal, sacar uma imagem do mesmo na net e um pouco de informação e fazerem um post sobre esse bichinho com o título "Eu apadrinhei..." e o tema do post é os motivos porque apadrinharam esse bichinho.


Também podem saber mais sobre os orangotangos ou Pongo pygmaeus aqui aqui,aqui.


18 comentários

At 10/14/2006 2:02 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

Olá C_mim,

"Ligeiramente ruiva"?
Será que a médica estava a ver bem?

A sua ideia é muito bonita e era óptimo que alguém começasse a fazer alguma coisa.

Beijocas.

 
At 10/15/2006 3:56 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

C_mim,
quando éramos jovens e íamos à praia todo dia no verão, os que tinham pele clara( não os ruivos mas os que não eram morenos nem mestiços) ficávamos com a pele dos ombros, costas e um pouco os braços, cheios de bolinhas dágua. Quando estouravam ficávamos descascando como cobras, horríveis!
depois tudo voltava ao normal por vezes, como no meu caso, surgiam as sardas, manchinhas que permaneciam na pele.
Quanto ao seu macaquinho ele é lindo! Sempre quis ser um deles para perturbar as pessoas com minha cauda brincalhona!
Fui aos links que propôs e não encontrei nada a fazer... acho que não entendi direito a proposta!

 
At 10/15/2006 9:50 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

Oi Ursamãe, alguns dos links dão acesso à lista dos animais em extinção.

Basta escolher um animal e depois fazer um post sobre o mesmo.

 
At 10/15/2006 8:47 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Ah, que linda sua afilhadinha ruiva, parabéns! Beijinhos

 
At 10/15/2006 9:13 da tarde, Blogger Ck in UK disse que disse...

se tu es ruiva eu ca sou loira.....
e o leopardo, tb esta em extincao? e os tigres?
explica la, o padrinhamento e no blog e depois como queres q faca?

 
At 10/17/2006 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim,
linda.....sem tempo para nada.....mas deafio aceite!

Uma beijoca cheiinha de trabalho...pfuuuuuuuu.....!

;)

Boa semana linda!

 
At 10/17/2006 6:30 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Olá C-mim!

Ou éeeee"ligeiramente ruiva"?(rs)

Uma mistura de falta de tempo com a configuração fora do ar do servidor do teu weblogger
Trouxe uma certa ausência, mas aqui estou novamente!
Concordo com a Melguinha será que a tal médica enxergava bem mesmo???
Eu só não entendo...pq não levamos a "biodiversidade" mais a sério, será pela falta de conhecimento sobre o assunto ou porque nossos governantes e até mesmo a mídia ficam de braços cruzados e não promovem campanhas a respeito.E nós meros cidadãos leigos no assunto não temos como debater à favor da biodiversidade.É claro que, se nos mobilizarmos como sociedade e criarmos mecanismo para tornar o assunto de mais interesse,tornando-o mais discutido e descutível,chegaríamos a um consenso de que a biodiversidade é importante para o planeta.

 
At 10/17/2006 10:47 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

Oi COM, bom ter você de volta! E tá certa no que diz por isso ter colocado o desafio... essencialmente para sensibilizar... Chama-se a isso praticar cidadania...

 
At 10/17/2006 4:20 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

Querida C_mim,

Passei para deixar um beijinho e saber se está tudo a correr bem.

Um xi apertadinho.

 
At 10/17/2006 6:09 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Pois eu, se tivesse "caverna" para tal, apadrinhava já um ursus maritimus, que é como quem diz: um urso polar.
Ok, não é ruivo. Digamos que é mais assim para hum... platinado, he he he...

 
At 10/17/2006 10:10 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

OU melguinha, beijo para si também. E já agora qeu bichinho apadrinhava?

 
At 10/17/2006 10:29 da tarde, Blogger Ck in UK disse que disse...

nao viste q adoptei o leopardo????? Ai ai! Vai ja la ver. abaixo do post dos sapatos

 
At 10/17/2006 10:33 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

C_mim,

Acho boa a ideia como já disse mas, se eu tivesse uma boa situação financeira, apadrinhava primeiro algumas crianças dos países africanos que têm necessidade de tudo.

Não pense com isto que eu não gosto de animais pois, ainda hoje me lembro duma gata que tivemos quando eu era miúda.

Uma beijoca.

 
At 10/18/2006 11:06 da manhã, Blogger Fora Das Mãos disse que disse...

Tenho dificuldade em escolher um animal. Acho estranho pensar que muitas espécies, presentes há poucos anos entre nós, estão ameaçadas de extinção. Uma forma de tentar contornar a situação é apadrinhar (ou amadrinhar) :)

 
At 10/18/2006 11:34 da manhã, Blogger t. disse que disse...

não queres escolher um por mim??

 
At 10/18/2006 11:48 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

A t. também apadrinhou um bichinho e quase de certeza ninguém se lembraria que esse bichinho poderia estar em extinção...

Indigo: kjhskck jhkdj, pois... ;)

 
At 10/19/2006 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

desafio aceite! ;) Parabéns pela iniciativa! beijinhos

 
At 10/20/2006 9:49 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Bom fim de semana miuda gira!
;)

 

Enviar um comentário

<< Home