C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quinta-feira, outubro 12, 2006

primeiro dia de aulas...

Ontem à noite foi o meu primeiro dia de aulas nesta temporada lectiva. Espero que o primeiro de muitos porque eu como todos os dias...

A sala de aulas é peculiar, situa-se num estabelecimento prisional da região de Lisboa. E os meus alunos não são os reclusos mas sim aqueles que com eles partilham o cativeiro...

Depois de um mês em que quase todos os dias caia-me um instrumento na cabeça, tendo sido o último um piano de cauda, acho que está na hora de começar a pensar em coisas positivas... E de continuar admirar todos aqueles que com o seu esforço vão contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, neste caso das ciências...

A menina angelical da imagem chamou-se Ada Lovelace e ficou na história das ciências da computação por ter sido a primeira programadora, o que não deixa de ser curioso porque a profissão de programador ainda está muito identificada como masculina.

(o programador é o profissional que pensa e desenvolve programas que resultam nas ferramentas de trabalho que hoje utilizamos para trabalhar ou nos divertir - Bill Gates começou por ser programador e desenvolveu a linguagem BASIC)

Esta senhora a ajudou Charles babbage, professor de matemática em Cambridge no início do Séc. XIX, a desenvolver uma máquina onde a forma de contar pudesse ser controlada por cartões perfurados. Durante o período que esteve envolvida com o projecto de Babbage, desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas. O trabalho de ambos estava demasiado avançado para a época e só em 1940 é que os seu conceitos começaram a ser usados.

Ada Lovelace projectou e explicou programas para essa máquina e inventou os conceitos de sub-rotina, loop e salto condicional. Não vou explicar o que isso significa mas fiquem sabendo que sem essa contribuição talvez Bill Gates tivesse tido mais dificuldade em ficar milionário.

Ada Lovelace também ficou conhecida por ter sido a única filha legítima de Lord Byron, escritor e poeta inglês do período romântico, autor do livro D. Juan, e que um dia disse com muita propriedade: "Para todos os ofícios, excepto o de censor, é indispensável uma aprendizagem: os críticos fazem-se antecipadamente."

9 comentários

At 10/12/2006 3:49 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

C_mim,

Estou muito contente por saber que já está a dar aulas.
Menos preeocupada, verdade?

Gostei do que nos contou sobre Ada Lovelace.
Mais uma mulher com M grande.

Beijocas mil.

 
At 10/12/2006 5:53 da tarde, Blogger Mónica Lice disse que disse...

Boas aulas...

Também tenho umas à minha espera...;-)

 
At 10/12/2006 7:25 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Viva melguinha, menos problemas de um lado mais do outro...

Alice, obrigada pela visita

 
At 10/12/2006 10:27 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

C_mim,

Que tal arrebitar?
Já resolveu um problema, também vai conseguir resolver o outro.

Beijocas e força.

 
At 10/13/2006 5:30 da tarde, Blogger D. disse que disse...

Olá!! Encontrei o teu Blog por acaso.

Gostei MUITO de conhecer a vida desta senhora "Ada Lovelace".

Também eu sou programadora e infelizmente ainda vejo nos outros um olhar de espanto, como se uma mulher não se conjuga com programação ;)

Ainda tens o monitor em "King Size"? Se sim diz qualquer coisa que eu ajudo-te...

Beijinhos!!

 
At 10/13/2006 7:11 da tarde, Blogger Tongzhi disse que disse...

Ada Lovelace era também uma excelente matemática :)

 
At 10/13/2006 10:49 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

C_mim,

Lá venho mais uma vez pedir ajuda.

A Greentea deixou parte de um comentário no meu post de hoje a que não sei responder.
Quando puder passa por lá por favor?

Uma beijoca grande.

 
At 10/15/2006 3:41 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

Adorei saber desta bela e interessante criatura!
espero que suas aulas sejam bem interessantes pra vc. pois imagino que sejam para seus alunos!
um beijo.

 
At 10/15/2006 8:46 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Isto é que era uma senhora gaja muito à frente do seu tempo! beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home