C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quarta-feira, setembro 27, 2006

a criança e a vida

É o nome de um livrinho pequenino…

No Primeiro dias de aulas a recém-formada professora primária Maria Rosa Colaço recebeu da mão do seu Director uma régua “pedagógica” e uma turma de 45 crianças, de origem humilde, com idades entre os 6 e 10 anos.

Descobriu que não tinha carteiras para todos e a sua secretária passou a ser usada como carteira também. Pediu a um menino que fosse deitar fora a régua e passou a usar a sensibilidade e o bom senso e mergulhou de cabeça na sua aventura pedagógica.

O livrinho é uma colectânea de textos dos alunos da autora sobre questões pertinentes da vida como “ O que é ser velho?”, “O que é a tristeza” ou “O que é a vida” e outros temas como uma viagem à lua, o amor, o natal, estrelas no nariz, etc…

Os textos e poemas deste livrinho foram escritos pelos alunos da autora nos anos 50, a 1º edição foi publicada em 1960 e a autora pediu a artistas que ilustrassem o livrinho. O que veio a acontecer. Assim o livrinho é ilustrado por artistas e as próprias crianças.

Em casa em tenho a 5ª edição que foi oferecida, penso que à minha irmã mais velha, um mês depois de eu ter nascido. Actualmente o livrinho vai na 43ª edição.

Esta escola de alegria

Nesta escola de alegria
com poemas nas paredes
meninos pintando
Flores nas jarras
tudo sabe bem.
Mas escrevo este poema
que saiu do coração
nesta hora de paz
em que espero a vez de ir ao quadro de luto
fazer contas de somar
e neste minuto tão simples
a flor-de-rosa da parede
indica um mar novo
com espuma branca
e barcos pequeninos
a viajar nesta tarde de alegria.

Victor Barroca Moreira – 9 anos

Maria Rosa Colaço também era conhecida pelos seus alunos como o pombo azul ou o pássaro azul.
Para saber mais clicar aqui, aqui e aqui

9 comentários

At 9/27/2006 5:47 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

Olá C_mim,

Temos de nos lembrar que Mª Rosa Colaço era uma professora muito especial.

Sou um pouco mais nova e lembro-me de ver os meus colegas apanharem autênticas tareias, a boa maneira que os professores tinham para nos educar.
Felizmente a mim só me calharam 2 reguadas na 1ª classe(era boa aluna e sossegada) mas ainda hoje me lembro.

Ainda bem que isto acabou e hoje temos outro tipo de professores e de alunos.

Mas, nem 8 nem 80.
Alguns professores hoje são tratados abaixo de cão e temos de acabar com isso também.

Uma beijoca grande.

 
At 9/27/2006 8:04 da tarde, Blogger Mónica Lice disse que disse...

Fiquei com imensa vontade de conhecer o livro!

Beijinhos.

 
At 9/28/2006 8:55 da manhã, Blogger 125_azul disse que disse...

Mensagens cifradas cheias de sensibilidade...
Todos os pássaros azuis serão assim especiais? Quem dera.
Beijinhos

 
At 9/28/2006 9:36 da manhã, Blogger Nina disse que disse...

Eu tive uma professora que também era Colaço. Curiosamente, também era uma professora muito querida, muito calma, ensinou-me mais do que uma disciplina, ensinou-me a ser melhor.

 
At 9/28/2006 10:24 da tarde, Blogger melga meiguinha disse que disse...

Querida C_mim,

Importa-se de ler o comentário que o planaltobie deixou no meu blog e ver se pode fazer alguma coisa?

Desculpe, mas pediram-me para meter a cunha e quem melhor do que a fadinha?

Beijocas.

 
At 9/29/2006 9:13 da manhã, Blogger anamoris disse que disse...

Que Bonita Professora, tomara todos os meninos e meninas terem uma como ela.
Beijos

 
At 9/29/2006 1:18 da tarde, Blogger Susana Fonseca disse que disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9/29/2006 1:19 da tarde, Blogger Susana Fonseca disse que disse...

Deve ser uma inspiração, principalmente para professores como eu, que andam um pouco desencantados com a actualidade da profissão.

 
At 10/01/2006 11:36 da manhã, Blogger melga meiguinha disse que disse...

Olá C_mim.

Passei para lhe desejar um domingo feliz.

Beijinhos.

 

Enviar um comentário

<< Home