a criança e a vida

No Primeiro dias de aulas a recém-formada professora primária Maria Rosa Colaço recebeu da mão do seu Director uma régua “pedagógica” e uma turma de 45 crianças, de origem humilde, com idades entre os 6 e 10 anos.
Descobriu que não tinha carteiras para todos e a sua secretária passou a ser usada como carteira também. Pediu a um menino que fosse deitar fora a régua e passou a usar a sensibilidade e o bom senso e mergulhou de cabeça na sua aventura pedagógica.
O livrinho é uma colectânea de textos dos alunos da autora sobre questões pertinentes da vida como “ O que é ser velho?”, “O que é a tristeza” ou “O que é a vida” e outros temas como uma viagem à lua, o amor, o natal, estrelas no nariz, etc…
Os textos e poemas deste livrinho foram escritos pelos alunos da autora nos anos 50, a 1º edição foi publicada em 1960 e a autora pediu a artistas que ilustrassem o livrinho. O que veio a acontecer. Assim o livrinho é ilustrado por artistas e as próprias crianças.
Em casa em tenho a 5ª edição que foi oferecida, penso que à minha irmã mais velha, um mês depois de eu ter nascido. Actualmente o livrinho vai na 43ª edição.
Esta escola de alegria
Nesta escola de alegria
Flores nas jarras
que saiu do coração
nesta hora de paz
em que espero a vez de ir ao quadro de luto
fazer contas de somar
e neste minuto tão simples
a flor-de-rosa da parede
indica um mar novo
com espuma branca
e barcos pequeninos
a viajar nesta tarde de alegria.
Victor Barroca Moreira – 9 anos
Maria Rosa Colaço também era conhecida pelos seus alunos como o pombo azul ou o pássaro azul.