C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quarta-feira, março 08, 2006

liberdade de expressão...

Artigo 37º

(Liberdade de expressão e informação)


1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.

4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.

http://www.presidenciarepublica.pt/pt/republica/constituicao

Quando eu nasci não havia liberdade de expressão em Portugal. Havia quem ganha-se a vida censurando os textos de outras pessoas. Mas eu não me lembro disso. Oiço os mais velhos contar como era. Era mau... Muito mau.

Ao longo do meu crescimento, e continuando a escutar os mais velhos nos seus "antes" e "depois", elaborando os meus próprios juízos, penso muito na liberdade de expressão. Ou melhor, penso no que se faz com ela. Como é utilizada e chego às seguintes conclusões:

1) Só faz sentido haver liberdade de expressão quando ela é verdadeira, justa, digna e honrada;
2) Só faz sentido haver liberdade de expressão quando se respeita o espaço e as ideias dos outros;
3) Só faz sentido haver liberdade de expressão quando esta une as pessoas na partilha de algo mais nobre que a degradação da humanidade.

Simples, não é!!!

Pois, neste meu blogue, nesta minha casa onde eu gosto tanto de receber pessoas - outros pedaços de humanidade - não andam comprindo os príncipios da liberdade de expressão, essencialmente porque não andam a respeitar o espaço do outros. Refiro-me muito em concreto a um "anónimo" e a uma "Anabela" que por isso mesmo deixaram de ser bem vindos a esta casa. E por isso mesmo, este meu blog, está com um sistema de censura activo. E assim vai ficar durante uns tempos, com muita pena minha. Claro que se o "anónimo" e a "Anabela" tiverem outro tipo de discurso, se souberem ser dignos do usufruto da liberdade de expressão que lhe é concedido, como direito, para usufruirem e não para abusarem de forma infâme, serão sempre muito bem vindos.

A todos os outros que vem por bem e trazem amigos, podem deixar os seus comentários e que depois eu os coloco online. Eles ficam guardados não só electronicamente como no meu coração.

Obrigada pela compreensão.
Cristina Ferreira - C_mim

Fiquem a saber como era antes de 1974:

7 comentários

At 3/08/2006 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Força C_mim, ponha a léguas quem não respeita os direitos dos outros.

E viva com alegria redobrada o dia que hoje se celebra.

Beijinhos.

 
At 3/08/2006 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

kkkkkkkkkk!!!!!

 
At 3/08/2006 1:24 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Muito bem. Resolveu o assunto com muita inteligencia. Ainda há quem confunda liberdade com libertinagem. A constituição aí está, para ser respeitada. Adorei. Que o nível se eleve para que, como diz kumdum mãe, isto não virar botequim de terceira. Obrigado e um dia infinitamente feliz

 
At 3/08/2006 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Que tal correu o seu dia?

Já está um bocadinho menos zangada?

 
At 3/08/2006 7:06 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Viva melguinha,

Eu não estou zangada. Estou triste...

No dia de hoje eu preferia ter postado outra coisa qualquer...

Mas teve que ser... Afinal, eu sou mulher...

 
At 3/08/2006 8:15 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Teve toda a razão e percebo que esteja triste.
Mas isso é bom para mim que já estou habituada.

Vá, ponha lá uma carinha alegre e amanhã posta sobre o dia de hoje.

Todos compreenderemos e afinal o dia da MULHER deve ser todos os dias.

 
At 3/08/2006 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

E é muito bom que se lembre todos os dias o que era o País antes de 74.

Faltava a liberdade de expressão e muitas outras liberdades.

Quem viveu sob a ditadura dá hoje muito valor a coisas que os mais novos por vezes não querem entender.

Muito obrigada mesmo pelo seu post de hoje.

 

Enviar um comentário

<< Home