C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quinta-feira, março 09, 2006

a fruta da poesia....



A poesia pode ser:

Um desenho de aguarela,
Um brinquedo de favela,
Ou do menino que vive lá longe em Benguela.

Um papagaio de papel voando no céu
Da sua praia predilecta,
Aquela onde você constrói sonhos de areia,
Que o mar leva para longe,
Como mensagens numa garrafa.

Uma dança de cindarela,
Mas que só dança sem chinela.
Pé no chão
"E um chocalho amarrado na canela".

Boa poesia não tem enfeites,
Não precisa...

Por vezes poesia é
Um rabisco bem travesso
Que vira tudo do avesso.
Essa sim é da boa...
Deixa todo mundo meio à toa.

Poesia por vezes tem de ser,
Um prato de farinha amarela,
Ou arroz doce com sabor a canela,
O alimento dos que nada têm
E sonham com amor,
Afecto e carinho.

E por fim tem a poesia do pai e da mãe:
Que é um segredo,
Um estranho estado de alma,
Uma união de um facto,
É um entendimento que só eles entendem...
Não adianta querer explicar, nem perguntar como é...
Eles também não vão saber
E vão explicar da forma que você já sabe:
Com um beijinho.

E de tudo isto,
Da quadra manhosa cheia de prosa,
Do soneto preto cheio de carrapeto,
Ou de linhas sem regras e harmonia,
Fica só o amor pela poesia,
De um pai por uma filha,
De uma mãe chorando de alegria,
No dia do nascimento da sua cria,
De você,
uma bênção da natureza
Um sistema de vida e beleza.

Sofia Caracol é Sofia d'Oliveira
para as crianças.


Procura-se poemas de poetas lusófonos:
Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe,
Angola, Timor, Guiné Bissau, Brasil e Portugal.

10 comentários

At 3/09/2006 6:11 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

A Sofia Caracol escreve bem que se farta. Que coisa linda este seu post de hoje.

Vá por favor ao blog da Ângela que no post de ontem tem indicação de montes de poetisas que escrevem em português.

Como está hoje? Deixou de estar triste?

 
At 3/09/2006 6:23 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Viva...

Já estive em Ideália e anotei o link.

Mas estou em falta com os países africanos e Timor. De Timor não tenho nada.

Estou um pouco tristonha ainda, mas isto passa. Agora vou para as aulas e só voltou às 23h00.

 
At 3/09/2006 11:15 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Sofia Caracol tem que ser publicada. Um livro para crianças, cheio de ilustrações lindas, please.
Mais uma vez, esou tão grata...

 
At 3/10/2006 1:57 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Gostava 125_azul, que alguém pega-se na "Sofia Caracol" e na "a fruta da poesia" e fizesse as ilustrações.

Bem acho que na Sofia Caracol eu conseguia fazer a ilustrações. Tem de me emprestar a "Sofia Caracol" que lhe ofereci para fazer scanner.

Agora deste, não tenho ideias para as ilustrações.

 
At 3/10/2006 6:23 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Olá C_mim.........excelente!
....aliás....como sempre!

Um bacci ;)

 
At 3/10/2006 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Onde é que tem andado? Já viu as horas que são?

Tenho andado um bocado em baixo durante toda a semana, com mais um problemazito de saúde. Hoje resolvi chamar o médico a casa porque sou sócia da C.V.P., mas, como havia muitos doentes a consulta foi feita pelo telefone.
Bonito, não acha? Além de que a médica não me conhecia de lado nenhum nem sabia todos os outros problemas que tenho.

Enfim, como vai bem a saúde em Portugal, sobretudo para quem tem menos poder económico.

Diga alguma coisinha para me alegrar um pouco, por favor.

O que achou do Rafael do post da Ângela?

 
At 3/10/2006 7:43 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Obrigada City Lights.

Melguinha, qual o seu problema de saúde? Eu dou consultas online ;)...

As melhoras...

 
At 3/10/2006 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Se amanhã não estiver melhor vou mesmo querer a sua consulta.

Com este novo sistema é mais difícil falar consigo.
Malvados chatonildos.

 
At 3/10/2006 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Embora sem compromisso vou tentar junto de uma amiga muito especial que esteve hà pouco tempo em Timor, saber nomes de poetas desse lindo e sofrido País.

 
At 3/10/2006 8:32 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Obrigada peos poemas, melguinha.

Este sistema é mau mesmo, mas fiquei sem alternativa. Eu não gosto nada.

Gosto de chegar aqui e ver que teve gente por cá...

Fique boa depressa.

 

Enviar um comentário

<< Home