C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Carnaval...

É a alegoria da época...

Ana mandou-me estas imagens por mail e achei que eram muito adequadas à época. São mãos pintadas, com máscaras de animais.

a origem do carnaval...
Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza.
Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.

o carnaval brasileiro...
O carnaval foi chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinasNo Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta.Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, todas com características baiana, com a presença indispensável dos Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o Fortal; em Natal, o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande, a Micarande; em Maceió, o Carnaval Fest; em Caruaru, o Micarú; em Recife, o Recifolia, etc.

para saber mais siga este link...

5 comentários

At 2/27/2006 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Gostei do que escreveu porque desconhecia grande parte do que conta.

No entanto odeio o Carnaval. Só acho mesmo graça ás máscaras das crianças.

 
At 2/27/2006 7:08 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Quem deve gostar deste post são as nossas amigas. Afinal uma é brasileira e a outra quase, embora as duas devam saber muito bem estas histórias.

 
At 2/27/2006 7:18 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Eu gosto é das imagens... Ficaram umas mãos tão bonitas...

 
At 2/27/2006 7:20 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Tem toda a razão, ficaram mesmo.

 
At 2/28/2006 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Então c_mim, a crise não passou?

 

Enviar um comentário

<< Home