C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

sábado, fevereiro 25, 2006

Construção... desconstrução...

Por vezes sou muito criticada por não ser permissiva e tolerante para com as pessoas, simplesmente porque acho que estão a ter comportamentos mal - educados e rudes.
Porque não sabem distinguir o espaço / tempo em que se pode brincar e o espaço/ tempo que se deve trabalhar, honrar e respeitar...
E esta semana esta situação voltou a acontecer... E a tampa saltou, como outras vezes... E eu fui criticada... Outra vez... E se por vezes até dou o braço a torcer, outras nem tanto...

Mas eu não confundo permissividade com estupidez no seu estado mais bruto. Nem confundo tolerância com laxismo.

E acredito em valores morais, e por isso apoio:

a) a despenalização do aborto (é um problema de saúde pública, não moral);
b) o casamento homosexual (é uma questão de democracia e justiça social, não moral);
c) a venda de drogas pesadas nas farmácias (é um problema social e de saúde pública, não moral);
d) a criação de espaços legais para a prostituição feminina e masculina (é um problema social e de saúde pública, não moral);
e) a educação sexual nas escolas (é uma questão educacional e social, não moral);
f) a adopção de crianças por casais homossexuais (porque é um a questão de amor, educação e justiça social para com as crianças - e as crianças e os pais merecem essa oportunidade-, não moral);
g) Porque acredito que os portugueses são produtivos, mas não sabem gerir tempo, funções e pessoas e isso reflectesse transversalmente a toda a sociedade (é uma questão cultural, educacional e social, não moral)

E é por tudo isto, e mais algumas coisas, que faço este "post"...

Porque, no meu país, adolescentes matam de uma forma bárbara seres humanos.
Porque estes adolescentes vão ser adultos. E porque estes adolescentes vão ser o futuro de amanhã.
Porque estes adolescentes são muitos (e também, felizmente, muito poucos).

E é porque acredito na vida e em toda a sua biodiversidade, glória e respeito mútuo, que quero deixar aqui uma pequena homenagem à GIS que foi espancada até à morte por um bando de adolescentes que não têm moral nem bons customes...

Link para uma VIDA, uma história...


Construção...Construção...Construção...

Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sól
ido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público

Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado


letra de Chico Buarque de Holanda

22 comentários

At 2/25/2006 12:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Uma grande salva de palmas.

Concordo consigo em tudo o que disse. Hà muito que luto pelas mesmas coisas.
Parece que se esquecem que estamos no século XXI e que certos direitos já deviam estar consagrados em lei hà muitos anos.

Quanto às barbaridades que vemos cometer todos os dias, fico pasma.
Que tipo de educação se anda a dar aos mais jovens?

Adoro este poema de Chico Buarque, mas também gosto sempre de tudo o que faz.

Um bocadinho de boa disposição para hoje. Afinal as nossas amigas estão de novo connosco.

 
At 2/25/2006 6:26 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Ola C_mim, como é normal, blog puxa blog....que puxa outro e quando damos por nós é como as cerejas!
Adorei o post, defendo literalmente tudo o que foi descrito,a revolta é normal!
Hei-de vir mais vezes!

 
At 2/25/2006 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

PS: Excelente escolha esta musica de chico buarque d´hollanda!

 
At 2/25/2006 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Já cá estou.

Conte novidades.

Ficou muito desiludida?

 
At 2/25/2006 7:48 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Mas porquê?

Excesso de trabalho ou está a ficar dodói?
Será que 125_azul foi para Paris e deixou cá o que não devia?
Marota!

 
At 2/25/2006 7:50 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Que dia... Começou assim com este "post" e foi duro tudo o resto.

Agora tou com dor de cabeça...

 
At 2/25/2006 7:57 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Desiludida?!... Não! Nada disso, me lembrei desse acontecimento e associei ao IRS.

Acho que não tou a ficar dodói...
Mas foi um dia que levei com calma mas que foi duro do ponto de vista emocional... e acabei ficando com dor de cabeça.

 
At 2/25/2006 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Agora sou eu que sou cusca.

No seu trabalho também lida com emoções?

 
At 2/25/2006 8:17 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

*risos* parte do meu trabalho sim, porque lido com pessoas na maioria dos casos.

Hoje não trabalhei, mas fui visitar uma pessoa amiga ao I.P.O.

 
At 2/25/2006 8:42 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Percebi, não são nada fáceis as visitas ao IPO.
As melhoras da sua amiga.

E por falar em melhoras sabe como está sua amiga fdm. Já lá fui hoje meter o bedelho mas não vejo nada.

 
At 2/25/2006 8:45 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Aviso à navegação: por problemas de " bandwidth" no "hosting do meu "site" fiquei sem música neste blog e sem site.

Porque é que estas piiiiiiiiii só acontecem ao fim-de-semana e quando eu me preparo para fazer a próxima edição do Projecto C?

 
At 2/25/2006 8:46 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Não sei como esta "Fora-de-Mãos". Só conheço da blogesfera porque escreve deliciosamente...

Mas acho que se deveria identificar, sempre que lá vei. Sabe que eu tenho maus humores com anónimos.

 
At 2/25/2006 8:47 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Já tinha dado por isso mas não sabia de que se tratava.
É por lá que vou saltitando de blog em blog.
Está assim desde esta manhâ.

 
At 2/25/2006 8:50 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Na próxima edição vai ter mais bloguinhos para saltitar...

Tou é com umas fotografias de Lisboa muito pobres, mas com este tempo não dá para ir fotografar.

Nha-nha...

 
At 2/25/2006 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

E tem toda a razão para ter.

Mas é a mesma coisa. Eu nem sequer tenho blog por isso de que adianta pôr lá o nome?

Se acha que faz alguma diferença diga-me por favor porque para mim isto é tudo novo.

 
At 2/25/2006 8:54 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Quer que eu lhe prepare um blog?

 
At 2/25/2006 9:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Não, muito obrigada.

Infelizmente não tenho imaginação para tal e estou feliz por poder participar nos vossos.

Mas é uma querida. Aqui a velhota fica muito sensibilizada.

 
At 2/25/2006 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Agora vou deixá-la. Até mais logo.

Se for até amanhã, boa noite e as melhoras.

Um beijinho e bons sonhos.

 
At 2/25/2006 9:21 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Com que então velhota?! Aiii... Adoro cotas chegadas à frente!!

 
At 2/25/2006 10:53 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Vcs continuam numa boa, que bom! E eu pensei tanto em voces hoje: andei a ver/ler umas coisas de Churchil e sartre, é impossivel não pensar na melga; uma loja de produtos interessantes para moças de meias as riscas, c-mim. Monnet e outros colegas, ursa mae..; e por ai vai

 
At 2/26/2006 4:36 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Poque você não é por enteiro com quem lhe compartilha??? Se não rompemos os limites que alguns dizem existir numca atigiremos a felicidade! Acontece que no caminho da vida há ciscustância que nos mesmo criamos por sermos livres, e outras que caen na cabeça feito manto espesso. Cabe a mim aceita-lo os que crio ou os que os outros criam para mim, acabo tornado-me responsável por todos. SOU CÚMPLICE DO QUE ME OCORRE.Acoso você ja teve ou tem algum amigos( virtual)?Alguns dizem que não existe certo? Então para aqueles que não acreditam em amizade virtual lamentos mais uma vez desepciona-los
Não será esse seu caso?
Beijos com sabores do que quizer no coração

 
At 2/26/2006 11:42 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

125_azul: em grande...

Liz: acho que já te li noutro blog.
Nãome lembro qual. Mensagem profunda cheia de mistérios... Volta sempre, cá de espero.

The city light: também já tinha andando da piscar o olho no teu blog. Bem vinda a esta casa.

 

Enviar um comentário

<< Home