C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

domingo, outubro 14, 2007

coisas que faço de conta que não entendo...

Yin Yang é na filosofia chinesa uma representação do príncipio da dualidade de Yin e Yang, o conceito tem sua origem no Tao (ou Dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país. Desde os primeiros tempos, os dois pólos arquetípicos da natureza foram representados não apenas pelo claro e pelo escuro, mas, igualmente pelo masculino e pelo feminino, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. Yang, o forte, o masculino, o poder criador era associado ao céu, enquanto o Yin, o escuro, o receptivo, o feminino, o material, era representado pela terra. O céu está acima e está cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, yang passou a simbolizar o movimento e yin o repouso. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que yang é o intelecto masculino, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.
Poiiiiis… Repitam lá isso devagarinho outra vez que é para ver se percebo porque acho que não estou na mesma sintonia….
Zen é o nome japonês de um ramo do
Budismo Mahayana, praticado sobretudo na China, Japão, Vietnam e Coréia. A prática básica do Zen é o Zazen, um tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência directa da realidade".
É só para avisar que não vou começar a semana nem muito yin e yang, nem muito zen… Mas que vou ter que aplicar as duas à letra. Gostei do termo “experiência directa da realidade”… Eu gosto muito de ser realista...

2 comentários

At 10/15/2007 9:16 da manhã, Blogger 125_azul disse que disse...

Ui, ui, ui, o que virá por aí? Recomendo a Alguém que não se aproxime, ainda leva com outro remo. E suponho que o embate de toda essa realidade com alguns lirismos insuportáveis ainda vai render uns bons posts...
O de hoje está genial!!!
Beijinhos zen.

 
At 10/19/2007 8:14 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

Gostei muito! Mas, percebo o branco,(ou a Luz) voltado para o norte, o alto, o ponto do meio dia. E o negro,(a sombra ou interrupção da luz), para baixo, no ponto da meia noite onde o máximo de escuro dá início ao claro potencial. É só virar o desenho.
Tão bonito isto!

 

Enviar um comentário

<< Home