C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quinta-feira, setembro 20, 2007

o estado do estado...

Não sei se os meus caros bloguista têm andado com os pés na terra e a cabeça entre a orelhas… Ocorre que neste momento no nosso estado republicano e laico (?!) estão actualizar-se (?!) alguns códigos que regulam a nossa vidinha… Essas coisas que chamamos de leis e que é fatia importante do trabalho dos deputados da nação (?!)...

Dei por mim a obter informação sobre esses fenómenos – dizem os entendidos que os novos códigos são um verdadeiro fenómeno do entroncamento – e a pensar que a democracia, ou melhor, os estados e seus políticos, não muito dotados para outras ciências úteis à sociedade, são como as famosas bonequinhas russas “matrioskas”.

Vemos uma grande – o estado – e à medida que as vamos abrindo surge outra e outra até à mais pequenina…

Em muitas democracias por esse mundo fora a última das bonequinhas poderia ter escrito palavras como "maçonaria”, “opus dei”, grupos empresariais”, “máfias”, “carteis”, “tríades” e outros mimos do género... Enfim, um conjunto meio obscuro de interesses económicos não tão laicos quanto isso.

O cidadão que só deseja ter uma vida digna e contribuir para o desenvolvimento saudável do estado está metido numa grande teia em que não é mais do que uma vítima do próprio sistema que ajuda a criar e sustenta.

Tenho dito!

4 comentários

At 9/21/2007 6:35 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

É menina! E é a isto que chamam progresso, civilização etc.... Quero minha cavernaaaaa de volta!
bj.

 
At 9/21/2007 8:43 da manhã, Blogger 125_azul disse que disse...

Vou prá caverna com a minha Dinda, tou precisando de colinho!
E este post tão bem pensado ainda apressou mais essa necessidade...
Beijinhos

 
At 9/21/2007 10:01 da manhã, Blogger neva disse que disse...

bem a verdade é que por incrível que pareça o estado somos nós, pena que muitas pessoas o esqueçam.

 
At 9/21/2007 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

oLÁ
Cá vou eu.
O problema mesmo são os cidadãos preferirem levar uma vidinha calma, de casa pró trabalho, sem outras preocupaçoes. Quanto melhores forem os cidadãos, ou seja maior nivel de instrução, maior participação na vida social do pais, maior interesses sociais e económicos, melhores serão com certeza os nossos políticos, que não são nada mais nem menos que cidadãos. È verdade, se temos um conjunto de cidadãos mediocres que preferem viver do subsidio sem nada fazerem a investirem no conhecimento, que estão a espera da esmola do Estado, que somos nós todos, em vez de terem a iniciativa, como queremos bons políticos e politicas?
NUnca nos podemos esquecer que não podemos culpar o Estado, sem nos culparmos a nós próprios

Beijitos

 

Enviar um comentário

<< Home