C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quinta-feira, junho 14, 2007

bom dia, fala a marta...

Aguardo a recolha, pela UPS, do meu portátil para ir para o Centro de Serviço HP, e neste processo não posso deixar de pensar como o nosso pais é pequenino em tamanho, espírito e empreendorismo e a somar a tudo isso periférico dos grandes centros de decisão europeia.

Os Call Centers, ou serviços de atendimento telefónico, é um negócio em franca expansão. São utilizados como forças de vendas, assistência ou suporte ao cliente.

A realidade que eu conheço em Portugal – já colaborei com alguns call centers - é que muitos dos colaboradores dos call center são estudantes ou licenciados que não conseguiram colocação profissional. A gestão destes recursos humanos qualificados mas desintegrados, pode não ser a mais fácil do mundo mas se houver uma cultura de interajuda e apoio até pode ser um trabalho simpático. Não se ganha muito bem nos call centers e, uma vez que vive da força de trabalho dos operadores, quanto menos estes receberem mais rentável é o negócio.

Enfim… É um mundo… E um grande negócio…

O que me fez ficar triste neste processo é que o meu PC vai para Espanha, onde está situado o Centro de Serviço HP. Quem me telefonou de lá falava português mas com sotaque. Hoje tive de ligar outra vez para a HP e a chamada foi transferida para lá. Desta vez foi uma senhora com sotaque brasileiro que atendeu o telefone.

A realidade é que os call centers podem ser implementados em qualquer parte do mundo, haja para isso pessoas que falem a língua de origem do cliente.

Na Índia os call centers têm proliferado para fazer atendimento a clientes dos Estados Unidos ou Inglaterra, isto ocorre porque o inglês é a lingua oficial, houve um forte investimento nas TIC e os salários são mais baixos.

Sei que Portugal Telecom está a implementar call centers nos PALOP mas também na zona norte do nosso país pelos mesmos motivos.

Uma vez que se fala tanto - desde há muitos anos – em incrementar o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em Portugal porquê não temos mais call centers em zonas de risco do país, assim como centros de reparação?… Porquê os outros têm visão e nós continuamos à espera que D. Sebastião nos venha salvar, continuando por isso a ser muito pequeninos?... E periféricos… E a retirar pétalas do malmequer: OTA, muito, pouco ou nada...
Presidente Lula e o ministro Luiz Marinho durante visita ao call center da Tim - Telecom América Latina

1 comentários

At 6/14/2007 11:00 da tarde, Blogger Nina disse que disse...

E quem é que diz que estamos interessados em combater a desertificação e o desemprego no interior ostracizado? E depois? De onde vinham as ostras?

 

Enviar um comentário

<< Home