C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quinta-feira, julho 20, 2006

a minha raça é a minha língua...

Inquirido sobre a sua raça, respondeu:
— A minha raça sou eu, João Passarinheiro.
Convidado a explicar-se, acrescentou:
— Minha raça sou eu mesmo. A pessoa é uma humanidade individual. Cada homem é uma raça, senhor polícia.


in "cada homem é uma raça" de Mia couto

Ontem passeava por entre as estantes de uma livraria e o expositor com a colecção "outras margens" da Editorial Caminho chamou-me a atenção pelo conjunto dos desenhos das capas. Esta colecção visa dar a conhecer o trabalho de escritores lusófonos extra Portugal. Nesse mesmo momento e perto desse local, estava a ser feito o lançamento de um livro e o seu autor falava... E eu fiquei por ali a olhar as capas dos livros como se de uma exposição de pintura se tratasse e a ouvir o Sr. monocórdico a falar. Percebi que o Sr. deveria ser historiador porque dissertava sobre a influência de Portugal nas suas ex-colónias... A determinado momento disse "...sem Angola não havia Brasil e sem Brasil não havia Portugal..." e este excerto tem martelado a minha mente porque nela estão contidas muitas histórias, meias verdades, verdades e muitas mentiras... O que o Sr. queria dizer era que sem os escravos de Angola não teria sido possível extrair as riquezas do Brasil e sem as riquezas do Brasil, Portugal nunca teria sido um super potência no séc. 16 e 17.

Portugal há muito que deixou de ser uma super potência porque essas tendências fazem parte dos ciclos naturais do desenvolvimento das civilizações e da própria humanidade…

Portugal já não tem colónias… As ex-colónias continuam a ter muitas riquezas naturais… As ex-colónias continuam a ser violadas por um punhado de autóctones e outro punhado de estrangeiros.

A Editorial Caminho, que publica, o nobel José Saramago e que está ligado ao PCP, tem uma colecção de outras línguas portuguesas chamada “outras margens” como se fosse algo periférico e constrangedor… Não… Chama-se "outras margens" porque todos esses países são banhados por mares e as rotas desses mares, traçadas pelos portugueses, foram as melhores auto estradas que construímos. Não… Este pensamento é tipicamente ex-colonialista… Chama-se “Outras margens” porque nesses países existem portos acolhedores, pessoas que não perderam a capacidade de sorrir, abrir os braços e acolher…

... e da minha língua vê-se o mar...

10 comentários

At 7/20/2006 7:20 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Ola lindona,
hoje o meu estado de alma não me permite ler este teu post........de qualquer forma...deixo-te aqui resmas de beijocas!!!!!!
;)

 
At 7/20/2006 8:06 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Almas tristes as das suas visitantes de hoje. Que o ânimo chegue, porque o post é maravilhoso. Da minha língua vê-se o mar...qquer homem é toda a humanidade. Onde acaba Mia e começa C-mim? Beijinhos

 
At 7/20/2006 9:17 da tarde, Blogger Psipsina disse que disse...

esse conto de Mia Couto é simplesmente fabuloso. Quando o li arrepiei-me!

 
At 7/21/2006 1:33 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

... e da minha língua vê-se o mar...

Que coisa mais linda!!! belo post, sensível, humano, poético.
C_mim faz justiça a mia Couto e vice versa!

 
At 7/21/2006 10:28 da manhã, Blogger neva disse que disse...

BEm realmente nas ex colonias há muitas pessoas marcadas mas que continuam a sorrir e com os olhos a brilhar.

 
At 7/21/2006 10:34 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Para não me estar a repetir, faço minhas as palavras de Ursa Mãe.

Mas que texto tão poético, sobretudo a última frase.

Beijinhos.

 
At 7/21/2006 12:37 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Oh meninas a última frase não é da minha autoria.

É de Virgilío Ferreira, escritor português:
"
Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor,como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio dodeserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação."

Puxa... Não quero roubar a autoria ao seu verdadeiro autor nem ser acusada de plágio.

 
At 7/21/2006 3:08 da tarde, Blogger Caracolinha disse que disse...

Absolutamente delicioso ...

E ao som desta música espectacular, tudo faz ainda mais sentido ...

As minha homenagens a ti e a todos os autores que referes.

Beijoca encaracolada e um :)

 
At 7/22/2006 4:24 da manhã, Blogger Angela disse que disse...

Você é autora do post! Reunir pensamentos belos, alinhavá-los com maestria é como ser a hostess de uma bela festa!
Por vezes outros disseram, antes, o que pensamos mas há que ter sensibilidade para enxergar ou ouvir. Parabéns de todo modo. De sua lingua vês o mar onde tudo existe e que a tudo une. Este post é prova disto. bj. angela

 
At 4/27/2007 12:43 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

What a great site effexor withdrawal symptom Smoking cigarettes stop odds los angeles culinary school Cheap discount laptops

 

Enviar um comentário

<< Home