C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quarta-feira, março 15, 2006

FRIDA KAHLO: "Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade".


Hoje de manhã olhei para a minha agenda e vi que tinha o dia livre... Resolvi ir ver a exposição da Frida Kahlo no CCB .

Quando vou ver uma exposição não me limito a olhar para os quadros e bajular o seu autor... Isso é trabalho para os promotores da exposição e a imprensa...
O que é que eu vi?

Vi uma mulher que sabia pintar muito bem e num modo muito característico.
Vi uma mulher que sofria de várias dores físicas e emocionais...
Vi uma mulher deslumbrada e encurralada na sua vida.
Vi uma mulher mexicana, com todo peso social, político e cultural que esta observação transporta.
E vi quadros que só conhecia de livros e outros que nem de livros conhecia.
E perdi-me a seguir os traços a carvão ou as pinceladas de cor que Frida fez, com a sua mão, na primeira metade do Séc. XX.

Houve 3 trabalhos que chamaram-me mais a atenção:

a) A mão esquerda da Frida Kahlo
b) Retrato de Doña Rosina Morillo
c) Flor de vida

Vi as cores fortes que são características da cultura Méxicana e que decoram as paredes da exposição criando e dividindo os vários períodos da vida da Frida Kahlo.

Fiquei curiosa sobre arte de tecelagem e cultura fúnebre do México...

E vi também muitas visitas de estudos... Com guia a explicar a vida e obra da Frida...

A mão esquerda de Frida Kahlo é apresentada na 1ª parte da exposição. E eu sempre acreditei que pela mão podemos descobrir muito sobre as pessoas. A profissão por exemplo...

No caso de Frida Kahlo vi uma mão forte sem ser rústica e isso despertou-me para ver com mais atenção as fotografias. E conferi que efectivamente Frida Kahlo tinha umas mão fortes sem serem rústicas ou rudes. Vi também que tinha sido uma bela mulher. Nos seus auto-retratos Frida irradia, muitas vezes, determinação no olhar e na expressão - apesar de estar em sofrimento - e há até quem não aprecie o facto de ela não disfarçar os seus pelitos , mas, olhando as fotografias, de facto tinha um belo rosto, bem feminino.

Por último o cartaz da exposição... Creio que Frida não iria gostar de ser anunciada por aquele cartaz mas marketing “oblige”...

11 comentários

At 3/15/2006 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

No início não sabia de quem se tratava, nas fui tentar saber e fiquei encantada.

Sabe que esta é uma das exposições mais vistas de sempre?
Ouvi isso, um dia destes, num noticíário da noite.

E depois de ver a exposição, ficou melhor do que estava ontem?
Penso que sim porque senão nem a exposição lhe apetecia ver(pelo menos é isso que acontece comigo).

 
At 3/15/2006 7:23 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Viva melguinha...
Tou um pouco mais feliz sim...
Mas acho que ando a precisar de mudar de ares...

 
At 3/15/2006 7:41 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Só espero que essa mudança de ares não a tire da n/ companhia.

Posso ajudar?

Vou jantar e já cá volto.
Não fuja por favor, hoje tenho estado muito só!

 
At 3/15/2006 8:15 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Eu fui ver essa exposição há 2 domingos atrás, até fiz um post sobre isso e vcs, duas MELGAS, não me ligaram nenhuma, não foram ver. C-mim já está perdoada, redimiu-se hoje. Falta sodonamelga!!!

 
At 3/15/2006 9:03 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Eu vi o seu post! E estava há espera de um dia como hoje para ir ver.

Bonito não é? Tem tanto sentimento naqueles quadros...

Pois é sodonamelga, já tem programa...

A minha próxima exposição é ao Museu do Chiado e tem de ser até dia 19 de Março.

 
At 3/15/2006 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Pois têm as duas muita razão mas não estou para aí virada.

Já me vou entretendo com o meu trabalho voluntário embora não possa lá ir todos os dias.

C_mim vá ver, por si e por mim.

 
At 3/15/2006 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim dê por favor um pulo a "Agreste"

Tem lá poemas de 3 autoras africanas.
Veja se gosta.

 
At 3/15/2006 10:01 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

melguinha: tem de deixar a morada toda, senão não acho...

 
At 3/15/2006 10:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Vá ao seu blog_in e procure na letra A.

Foi assim que eu lá cheguei.

 
At 3/15/2006 10:19 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Boa, melguinha. Já tenho mais poetas africanos para descobrir.

Obrigada. vou deitar, bjs

 
At 3/15/2006 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Também vou, estou cansada.

Beijinhos e até amanhã.

 

Enviar um comentário

<< Home