oras... eu sou gaja!!!
A mulher que estão a ver na foto a ser levada pela polícia chamava-se Emmeline Pankhurst e estava a ser presa porque queria votar para o parlamento do Reino Unido, país onde já tinha havido uma rainha, chamada Vitória, a governar com mão de ferro vários anos. A rainha Vitória deixou bem vincada a sua marca na sociedade que liderava. Mas sei lá porquê quando morreu a condição feminina no RU não se tinha alterado muito...
Emmeline não nasceu rainha, mas nasceu no Reino Unido e queria ter o mesmo direito ao voto que os homens. Isso valeu-lhe prisão e greves de fome para conseguir o seu propósito. Em 1928, quando faleceu, no Reino Unido as mulheres tinham o mesmo direito ao voto que os homens.
Por cá, ouvi dizer que antes do 25 de Abril de 1974 as mulheres não votavam e tinham de ter o consentimento do pai e depois do marido para uma série de actos públicos...
Pelo rumo que a educação está a levar em Portugal prevê-se que daqui a 10 ou 15 anos haja mais mulheres a liderar do que homens, pois a tx de licenciatura entre as mulheres é maior.
O que significa que um dia - à semelhança do que já existe nalguns países - vamos ter mulhers em lugares de poder - efectivo - na política e nas empresas. A questão que eu deixo é: Serão Rainhas Vitórias ou Emmeline Pankhurst??
Posto estes casos o que faz a diferença, então? A razão?! O conhecimento da causa social e económica?! A igualdade?! A emoção?! A coragem?!
5 comentários
Depois de ter terminado com o "Postais da Novalis" a 5 de Fevereiro, para me dedicar mais à astrologia, tenho aproveitado este tempo para desenvolver mais os conceitos evolutivos dos signos do zodíaco, como base elementar desta nossa reencarnação.
Aqui fica o convite para conhecer melhor o signo onde está o seu sol de nascimento, e, se quiser, aproveite para conhecer o dos seus familiares e amigos.
Copie-os para o word, para melhor poder reflectir sobre o signo mais importante do seu zodíaco.
Agradeço comentários no sentido de melhorar os textos, aprofundando-os.
Um abraço,
António Rosa
Somos como somos e iguais nunca, há diferenças demais. Coexistir em harmonia é que devia ser, mas...
Dia feliz! 125azul
Feliz dia da mulher!
Muito bom este texto!
como é importante que as mulheres não abram mão de sua condição sensível!
Adoro Maria Rita! este video está lindo!
ainda hoje se quiser fazer laqueação de trompas precisa de uma autorização do marido...em Portugal, claro
Enviar um comentário
<< Home