C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

quarta-feira, março 22, 2006

LA PITAHAYA

Descobri esta fruta que se chama Pitahaya e é do México.

A pitahaya, é uma fruta exótica, silvestre e de um intenso colorido que a converte numa obra de arte da natureza. Pode-se utilizar para preparar gelatina, gelados, iogurte, doces, marmelada, geleias ou refrescos, assim como se pode desfrutar comendo-a. Esta cresce perto de muros e de árvores que lhe sirvam para apoiar. Além da admirável beleza e riqueza, esta fruta têm poderes curativos, em especial para curar as gastrites.

Achei a fruta cheia de design e fiquei muito curiosa em saber ao que sabe...

Isso fez-me lembrar que por vezes vejo alimentos de África ou Brasil e fico com curiosidade a saber ao que sabem.

Por exemplo: ao que sabe a água de côco?

Quando era míuda manga, kiwi, papaia, côco, abacate, maracujá, etc... Eram consideradas frutas exóticas porque não se vendiam como hoje. Agora são fáceis de encontrar em qualquer supermercado.

Depois lembrei-me de um programa de televisão feito em São Tomé e Príncipe e que se chama "Na roça com os tachos".

Programa de gastronomia é realizado em São Tomé e Príncipe.Trata-se de aproveitar os recursos naturais da "roça" são tomense para preparar três receitas em cada programa: entrada, prato principal e sobremesa.

Todos os pratos são confeccionados ao ar livre, ou seja, o apresentador, João Carlos Silva, um comunicador nato, leva "literalmente" os tachos às costas pelas roças e belas paisagens de São Tomé. O fogão a lenha dele é do outro mundo...

É o meu programa de culinária preferido pois é pura poesia. Mas mesmo assim muito do que lá se cozinha eu nunca irei provar porque alguns daqueles produtos não existem no nosso mercado.

44 comentários

At 3/22/2006 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Pois, dizem que o programa é muito interessante!

Já tenho deitado um olho uma vez ou outra mas, como detesto cozinhar, não sou uma boa freguesa.

Tem piada que no Natal ofereci o livro a um familiar.

E por falar em cozinhados, lá terei que ir preparar qualquer coisa para jantar.

Beijinhos e até logo.

 
At 3/22/2006 9:18 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Esta não conheço. mas a maior parte das frutas tropicais que aqui vendem não tem o mesmo sabor das ditas quandos provadas in loco.
Porque são apanhadas verdes e congeladas.. Chupar uma manga madura empoleirada na mangueira, não há o que se lhe compare! a minha favorita é o abacate, que consumo diariamente (ao pequeno almoço, batido com leite e um pouco de açucar ou como sobremesa, geladinho, batido com sumo de lima, açucar e polvilhado de canela, ressuscita a nossa fé na humanidade!). O maracujá acalma, a jabuticaba excita.
Tabém adoro na roça com..., mas esqueceu-se daquele cozinheiro inglês doido, do canal 2!

 
At 3/22/2006 9:42 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Bom...O que eu sei da Pitahaya...é uma fruta rara muito utilizada na culinária para fazer sobremesa, geléias, mousses, etc bem, para quem numca provou o sabor é mto suave e refrescante! a parte vegetativa da pitahaya, ou seja, a planta em si, é uma cactácea muito chamativa e exótica, de modo que também pode ser utilizada como planta ornamental em jardins residenciais. Suas flores são grandes e lindas, abrem-se à noite. O fruto pode ser comercializado nos melhores supermercados e em boutiques de hortifruti.


Beijinhos com mto carinho pra vc, e outro pra Melguinha.

 
At 3/22/2006 9:46 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

socorro, post para vitamina t? sobre? Homenagem!
pronto, o título já está...

 
At 3/22/2006 10:59 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

COM você entende de plantas?...

Eu gosto de plantas...

 
At 3/22/2006 11:14 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

grata pelo papagaio azul!

 
At 3/23/2006 12:38 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim!
Qualse nada, mais... Eu posso aprender *risos*
Bom quero te agradecer por mi deixar entrar na tua casinha e deixar meus comentários! E ti dizer tbém que vai ser sempre um prazer passar por aqui...

Pois é a cada dia que passa, fico maravilhada com o advento da internet. De certa forma isso reforça em mim a crença na possibilidade de uma humanidade melhor onde os diferentes possam viver, e as pessoas possam se conhecer!

Hoje eu fui inventar de tomar vinho com fome (eu, não o vinho) e fiquei 5 vezes mais grógue.

São experiências como essa que fazem da vida um lugar bom para se viver!

Ah, a Melguinha tem blog?

Beijinhos com carinho pra vc.

 
At 3/23/2006 10:26 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Bom dia Com.

Não, a melguinha não tem blog, mas vamos pedir a C_mim que nos deixe andar por aqui.

Beijinho para você.

 
At 3/23/2006 4:46 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Está trabalhando C_mim?

É que hoje ninguém me faz companhia e eu precisava tanto!

 
At 3/23/2006 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Olá!

Melguinha pd ser eu?Esta tdo bem com vc?

 
At 3/23/2006 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Eu posso ficar um por uns 30 mt por aqui, logo volto ao trabalho!
Beijinhos

 
At 3/23/2006 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Melguinha,
vc está por aí?

 
At 3/23/2006 5:07 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Melguinha,Melguinha!

Cadê vc? vamos conversar um pouquinho?

 
At 3/23/2006 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

COM estou por aqui sim.

E você, será que ja foi embora?

Vamos falar sobre quê? O que é que você gosta?

 
At 3/23/2006 5:30 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

COM será que você fugiu no bocadinho em que fui fazer outra coisa?

Ora bolas, já é preciso ter galo!

 
At 3/23/2006 5:35 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Melguinha,
ainda estou por aqui mais uns 5 mt!
Bom gosto de mtas coisas, como conversar com amigos!

 
At 3/23/2006 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Ah meu Deus!
Será que a C_mim não vai se zangar com a nossa conversar por aqui melguinha?

 
At 3/23/2006 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Acho que ela vai nos mandar caça nossa turma *risos*

 
At 3/23/2006 5:42 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Mais logo eu peço desculpa a C_mim, mas penso que ela não se vai zangar connosco.

Afinal
nem você nem eu temos blog.

Conte-me um bocadinho da sua terra, por favor.

 
At 3/23/2006 5:44 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

E espero que me entenda porque falamos de maneira um pouco diferente.

Por vezes também tenho dificuldade em perceber os vossos termos.

 
At 3/23/2006 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Bom,Melguinha minha terra è maravilhosa!
Eu amo ser Brasileira!Mais como tdo país tem seus prós e contra,vc conhecer o brasil?

 
At 3/23/2006 5:50 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Não COM não conheço.

Infelizmente nunca tive oportunidade de sair do meu País e agora vai ser cada vez mais difícil.

Aliás, nem o meu Portugal eu conheço bem.

 
At 3/23/2006 5:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Eu moro em uma cidade previlegiada que é Juiz de Fora M.Gerais fcar perto do RJ
é uma cidade de 500mil habitantes sem mta violéncia!Graças a Deus!

 
At 3/23/2006 5:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Que horas são agora aí para eu saber qual a diferença?

 
At 3/23/2006 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Aqui agora são 14:52 acho que 4:horas de deferencia

 
At 3/23/2006 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Se é perto do Rio você já lá esteve, verdade?

É mesmo a Cidade Maravilhosa?

Estou a gostar tanto de falar com você, mas veja lá se atrasa o seu trabalho.

 
At 3/23/2006 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Sim Melguinha vou sempre no Rio tenho um apartamento lá!

 
At 3/23/2006 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

São 3 horas de diferença, aqui são 17H54.

Qual a melhor hora para falar com você?

 
At 3/23/2006 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Menina com sorte.

E o que gosta de fazer por lá?

Cinema,
teatro ou outras artes?

 
At 3/23/2006 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

melguinha sou médica e sempre estou de plantão mais fico mto em minha casa ou hospital!A melhor hora seria a noite!

 
At 3/23/2006 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Sim< gosto de cinema e teatro e de ver Tv qdo tenho tempo!

 
At 3/23/2006 6:06 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Você é médica e eu sou doente de várias doenças.

Como estou muito tempo em casa, posso falar consigo a qualquer hora desde que o computador esteja disponível.

Depois da meia noite(21H aí) já se torna um pouco difícil porque a dona do computador quer fazer óó
porque se levanta cedo.

Eu levo um bocadinho a escrever porque ainda não tenho muita prática.

Pode-me contar histórias interessantes passadas no seu hospital?

 
At 3/23/2006 6:07 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Melguinha tenho que ir, logo mais volto espero que a nossa amiga C_mim me desculpe por está invadindo o cantinho dela pra esse delicoso bate papo com vc!Pf Pessa a ela por mim mil desculpas!
Beijinhos com carinho pra vc

 
At 3/23/2006 6:10 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Aqui quase só vale a pena ver TV por cabo.

Na maior parte do dia as estações generalistas têm uma programação sem qualquer interesse.

Claro que há muita coisa para ver fora de casa, mas sou muito mandriona e são coisas um bocadinho caras.

 
At 3/23/2006 6:10 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Ok, Com o tempo irei te contando sim´não se preoculpe!

 
At 3/23/2006 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim:

Por favor desculpe ter invadido o seu blog, mas senti-me muito bem com esta pequena conversa.
Desculpas também de Com.

Será que podemos continuar?

 
At 3/23/2006 7:35 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Viva

Jogando conversa fora nomeu território...

Podem continuar o lero lero...

Eu tou sen net em casa e hoje não vou postar. Estou postando da Escola.

beijos

 
At 3/23/2006 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Obrigada por nos deixar invadir o seu território.

E não pense que lhe quero "roubar" a nova amiga.
Acho que COM vai conversar com as duas.

Está na escola até que horas?

Beijinho.

 
At 3/23/2006 8:11 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Estou a ficar preocupada com 125_azul.
Postou e não disse mais nada.

O poema é da Sofia Caracol?
É lindo.

 
At 3/23/2006 8:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

O que acha da nossa nova amiguinha?

Parece querida, não acha?

E tem paciência para me aturar.

Penso que nossa querida 125_azul também gostaria de trocar ideias com ela.
Estarei errada?

 
At 3/23/2006 11:09 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Já reparou que Fora das ~Mãos nao posta nada desde o dia 10.

Será que piorou?

Não é possível saber mais nada, pois não?

Beijinhos e até amanhã(com net, assim espero).

 
At 3/23/2006 11:56 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

Melguinha, o poema que coloquei em 125_azul é do Caetano Veloso e se chama Gueixa.

Já vi que "fora de mãos" não posta há muitos dias e tb estou preocupada. Aquele menina escreve como um anjo... Será pena se desistir dos seus lindos textos e se esquecerde nós que a queremos tanto ler.

E creio que muito em breve COM vai perceber que eu tenho um vizinha a 125_azul com a qual ela pode partilhar muitas coisas...



Meu problema de net ficou resolvido, mas tou cansada e não vou postar hoje.

COM e todos os outros que vierem para conviver e partilhar são sempre bem vindos.

 
At 3/24/2006 1:32 da manhã, Blogger Fábia disse que disse...

estou aqui para agradecer de montão as instruções e mostrar a foto em cena. Beijos e muiiito obrigada!

 
At 3/24/2006 3:15 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Olá C_mim e Melguinha!


Cheguei agora do plantão no hospital, correu tdo bem graças a Deus! Como disse sou médica,Dermatologista e dou duas vez por semana plantaõ pelo (SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) e as vzs temos que atender pacientes com queimadura, e hj atendemos umas crianças que foram queimadas em suas casas e outras pessoas,bem dps te conto mais tá bom?


Vou deixar aqui, um pedacinho de uma música que ficou o dia enteiro martelando na minha cabeça

Tudo que Deus criou pensando em você Fez a Via-Láctea, fez os dinossauros Sem pensar em nada fez a minha vida E te deu Sem contar os dias que me faz morrer Sem saber de ti jogado à solidão Mas se quer saber se eu quero outra vida... Não, não Eu quero mesmo é viver, pra esperar, esperar devorar você Meu viver é esperar você (Djavan

Pra vcs com carinho!

 

Enviar um comentário

<< Home