C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

terça-feira, abril 04, 2006

Declaração Universal dos Direitos dos Animais

Pedi ajuda a umas girafinhas para oficializar esta declaração no meu blog, para ninguém esquecer:

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à protecção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo o acto que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.


Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência com outras espécies no mundo;
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,
Proclama-se o seguinte

Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º
1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais
3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º
1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não lhe provocar angústia.

Artigo 4º
1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2.Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º
1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º
1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º
Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º
1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º
Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º
1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2.As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.

Artigo 12º
1.Todo o acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º
1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.
2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º
1.Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

20 comentários

At 4/04/2006 10:55 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim enganou-se na data e isto era o post do 1º de Abril?

Tão utópica que a menina está hoje!

De qualquer forma e, espero que perceba o que eu vou dizer, ainda antes dos animais temos que dar toda a nossa atenção aos milhares de crianças que estão sendo maltratadas no nosso País e não só.

Se há pessoas que fazem tamanhas barbaridades com as crianças, o que não farão com os animais?

 
At 4/04/2006 11:10 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

Pois é melguinha... Mas este post é especial...

Ontem,socorri um cachorro que foi atropelado. O carro fugiu e o cachorro morreu nos meus braços...

E coloquei girafas,porque são bem grandes e impõem respeito, são pacíficas e conhecemos uma arara azul que noutra reencarnação foi girafa e ela tem muito amor para com suas crias...

beijos, vou ficar por aqui hoje.

 
At 4/04/2006 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Como lhe disse no post de baixo, hoje estou com tantas dores que também vou ficar por aqui.

A sua história com o cãozinho já tinha lido em Bichokundum. Realmente hà pessoas sem coração.

Que história é essa da querida arara ter sido girafa?
Estou a fazer a pergunta por graça, já que não acredito noutras encarnações.

 
At 4/04/2006 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Já leu as coisas lindas que COM ontem escreveu para nós?

Eu fiquei sem jeito, e a menina?

Acho tão bom gostarem de falar connosco mesmo sem nos conhecerem.

Aliás, isso acontece também comigo e você C_mim.

Abençoada arara por se ter lembrado de me incluir neste mundo maravilhoso.

 
At 4/04/2006 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

E acontece também com minha querida Ursa Mãe.

Estou a aprender tanto com ela.

 
At 4/04/2006 11:45 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

Toda a amizade é boa... desde que honesta e generosa... E sabe que neste blog eu gosto de receber todos aqueles que vêem por bem.

E ainda bem que aqui se sente à vontade para conversar e partilhar experiências.

 
At 4/04/2006 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Pois sinto, tirando os dias em que estou telhuda.

E a pergunta que lhe fiz sobre a girafa e a arara?

 
At 4/04/2006 11:57 da manhã, Blogger C_mim disse que disse...

Oh melguinha, sobre a girafa e a arara vai ter de perguntar à sôdona arara aqui do lado?

Eu não gosto de responder pelos outros...

bjinho

 
At 4/04/2006 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Pois vou já perguntar.

Tomei um Tramal e vou-me encostar um bocadinho para ver se as dores ficam mais leves.

Mas vou voltando.

Beijinho.

 
At 4/04/2006 12:04 da tarde, Blogger C_mim disse que disse...

As melhoras... Eu tenho de sair para tratar de uns assuntos...

Volto mais logo...

 
At 4/04/2006 12:31 da tarde, Blogger 125_azul disse que disse...

Lindo post. Não sabia do cãozinho de ontem, mas sei de um pai de família que foi atropelado em cima da passadeira. O motorista fugiu. Ele morreu. Tinha 27 anos, um filho de 3 e a mulher está grávida de 8 meses...
Mundo cruel, o nosso. Ainda bem que há girafas e girafinhas. Dia especialmente feliz hoje,c-mim.
Melhors das dores de melguinha

 
At 4/04/2006 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Olá amigas.

Estou por aqui.

Querem conversar?

 
At 4/04/2006 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Isto hoje está muito morto e sem graça nenhuma.

Fugiu todo o mundo e pelos vistos só ficou a melga a falar sòzinha.

Apareçam queridas amigas por favor.

 
At 4/04/2006 8:10 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim.....estava para lá de dificil de encontrar um padre de jeito para me benzer o "computas"...bolas....bolas....adorei a tua passagem....fartei-me de rir!!!
Bem....estou outra vez no activo...hehehehe...ja tinha saudades tuas também ....confesso!!

O bacci do costume!
;)

PS:Adorei (para não variar....o teu post!!)

 
At 4/04/2006 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Bem, acho que tenho de desistir por hoje.

Beijinhos amigas, bons sonhos e até amanhã que espero seja melhor para as nossas converssetas de blog.

 
At 4/05/2006 1:05 da tarde, Blogger Caracolinha disse que disse...

Sabes querida .... eu acho que os países que, como este rectângulo à beira mar plantado, não legislam no sentido de defender os direitos dos animais ainda estão muito longe de pretender adquirir o estatuto de país moderno e de vanguarda ... como é que se pode vir falar em choques tecnologicos e modernização quando se vêm pessoas a abandonarem os seus animais em autoestradas e em sítios diversos só porque vão de férias e vêm os seus amigos fieis como um "estorvo" ????

E o pior é que não há nenhuma lei que puna severamente quem pratica tais actos ... os direitos dos animais não passam do papel e se há coisa que me revolta é que não se temem medidas sérias nesta área .... sabes porquê minha querida ????

Porque sei que se fossem os animais os nossos donos eles nunca nos abandonariam !!!!

Resta saber que ao meu cão eu dou tudo o que posso e faço dele o cão mais feliz do mundo todos os dias ... faço questão de lho demostrar todos os dias, tenho orgulho em retribuir-lhe todo o carinho que me dá ...

Vivam os animais e todos nós que lhe queremos bem ... porque quem não gosta de animais muito dificilmente gosta de pessoas e quem abandona um animal só porque vai de férias ou porque ele está velho ou doente, devia pensar se gostavam que lhes fizessem o mesmo nas mesmas circunstâncias ...

Desculpa o desabafo, mas eu amo animais e adoro pessoas que os respeitam e lhes dão o devido valor !!!!

E, porque temos muito a aprender com eles, vamos respeitá-los e exigir que sejam protegidos por leis que não faççam deles bonitos só enquanto são pequeninos ...

Beijoca encaracolada e emocionada com o teu post ... :))))

Linda música ... ;)

 
At 4/05/2006 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

Por acaso sabem que hà pessoas que deixam CRIANÇAS e Velhos nos Hospitais, para irem de férias e em épocas festivas?

Se fazem isto com pessoas, quando chegaremos a cumprir os direitos dos animais?

 
At 4/05/2006 3:12 da tarde, Anonymous Anónimo disse que disse...

C_mim foi tratar duns assuntos ontem às 14h e nunca mais deu sinal de vida.

Está tudo bem consigo?

Beijinho.

 
At 4/09/2006 12:35 da manhã, Anonymous Anónimo disse que disse...

Ei meninas, voces não tem messenger ou algum outro local virtual de bate papo?
Acho que Melguinha ia adorar, pois muitas vezes, pelo que leio, ela gostaria que todos estivessem on line para conversar!
C_mim, vc. poderia introduzí-la num destes programas de conversação, o que acha?
bj. Angela

 
At 4/09/2006 6:33 da tarde, Blogger greentea disse que disse...

nunca é demais lembrar os direitos dos animais e de todos nós, pois anda tudo esquecido.
estão as férias da páscoa e o verão à vista e já se adivinha o panorama...e esta semana vi uns poucos de cães estirados na estrada...

 

Enviar um comentário

<< Home