C_mim

Eu sou mim, mim sou eu, um Deus me fez assim e de mim sei eu!!

terça-feira, dezembro 20, 2005

Eu agradeço...

Vinicius de Moraes

Vinicius ajuda a viver. Jornal do Brasil . 06/12/2005
Faz uns cincos anos que Vinicius de Moraes se tornou, para mim, Vinicius de Moraes. Conhecia o nome, claro, suas músicas, alguns poemas (sobretudo os infantis). Mas tudo apenas de relance. O momento em que parei e prestei atenção no poeta foi quando meu pai deixou um poema sobre a minha cama.

Era uma daquelas edições da Nova Aguilar, reunindo toda a poesia do autor. História passional, Hollywood, Califórnia, escrito no período em que Vinicius viveu em Los Angeles como diplomata, era um poema-tecnicolor, apaixonado e raivoso, com uma força e firmeza novas para mim. Com uma certeza grande do incerto. Com uma vontade de viver.

''Quem pagará o enterro e as flores/ Se eu morrer de amores?'' Com esses versos, inicia-se Vinicius. O documentário dirigido por Miguel Faria Jr. traz em si a força e a vitalidade do poeta. O carisma inebriante. Há depoimentos tão vivos e intensos quanto Vinicius viveu a sua vida. Como Maria Bethânia comentando a sua ida ao terreiro de candomblé na Bahia - o Gantois - e a cadeira de honra para Vinicius. Cadeira pedida por Mãe Menininha, não por ele ser o artista ou o nome que era, mas pela força que trazia consigo, pelo orixá que carregava.

Vinicius foi poeta em vida e, como disse Chico Buarque, em busca da felicidade. Uma pessoa que viveu sem se preocupar com padrões e regras vigentes. Pelo contrário, parecia repudiá-los. Queria viver a vida. E vivia com um objetivo em mente: ser feliz.


A autora deste blog tem por hábito oferecer poemas e seguindo essa tradição anexa o link para o site de Vinicius de Moraes, de onde foi extraído o texto publicado, e onde podem construir a vossa antologia e - melhor de tudo - partilhar com as pessoas que ama neste Natal.

http://www.viniciusdemoraes.com.br/

EU AGRADEÇO
Vinicius de Moraes - Edu Lobo

Eu agradeço
Eu agradeço a você
Muito obrigado por toda a beleza
que você nos deu
Sua presença, eu reconheço
Foi a melhor recompensa
Que a vida nos ofereceu

Foi muito lindo

Você ter vindo
Sempre ajudando, sorrindo, dizendo
Que não tem de quê

Eu agradeço
Eu agradeço a você
Muito obrigado por toda a beleza
que você nos deu
Sua presença, eu reconheço

Foi a melhor recompensa
Que a vida nos ofereceu

Foi muito lindo
Você ter vindo
Sempre ajudando e sorrindo e
dizendo

Que não tem de quê

Eu agradeço, eu agradeço

VocÊ ter me virado do avesso
e ensinado a viver
Eu reconheço que não tem preço
Gente que gosta de gente assim feito
você